Museu Duas Rodas

No alto da Mantiqueira, em Alcantilado, MG, em meio à Natureza, riachos e estradas de terra, Robson Silvestre Pauli, ergueu o único museu permanente, conhecido no Brasil, dedicado a motocicletas antigas e/ou clássicas, aberto à visitação pública.


Detalhe da frente do galpão do "Museu Duas Rodas", com uma Norton Manx "saindo por cima" !!!

Já ha algum tempo havia ouvido falar que alguém estaria organizando um museu na região de Visconde de Mauá (próximo a Penedo), no Estado do Rio de Janeiro, divisa com Minas Gerais, no alto da Serra da Mantiqueira.


Visual externo do museu

É uma região, no mínimo, inusitada, para se ter um museu de motocicletas antigas pois a natureza serrana exuberante, contrasta com assuntos mecânicos mas... Assim aconteceu!!!
Fiquei sabendo no fim-de-semana passado (06/07/02), que havia sido inaugurado esse museu e, como estava de passagem pelo estado do Rio, resolvi conferir o já famoso empreendimento.

Impressionante!!!

Junto a uma área de lazer, de nome "Corredeiras", também de propriedade de Robson, ergue-se um, não tão pequeno, mas discreto, galpão decorado conforme o estilo serrano, onde existe um acervo, de aproximadamente 90 exemplares, entre motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas motorizadas, e afins, tudo em excelente estado de conservação ou recuperação.


Robson junto a suas Jóias

São motocicletas vindas de várias localidades, principalmente do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo.


Ducati Monza Jr. 160cc


Mobylette

Lá encontram-se velhas conhecidas de quem, nos anos 60, frequentava a "Esquina do Veneno", na capital paulista, como a Moto-Guzzi Aerone 250cc do Sr.Luiz Latorre, ou a Aermacchi Alla D'Oro que era vista na "Brasimport".
Eu, pessoalmente, conheci essas duas motocicletas, na época em que pertenciam a seus proprietários originais.


Moto Guzzi Aerone 250cc que pertenceu à Luiz Latorre


Harley-Davidson Aermacchi Alla D'Oro de 250cc, que pertenceu à Pedro Latorre

Encontram-se, também, raridades que datam dos primórdios da história da motocicleta


Wanderer 1902

Os exemplares de sua coleção que são expostos ao público, são variados; desde fins de 1903, como a Wanderer, na foto acima, a meados de 1970.
São belos, dignos de serem expostos para reavivarem a memória de quem viveu cada época e acrescentar conhecimento a quem se interessa pelo assunto.


BSA com Kit especial para competição


Yamaha TY125
Uma variação da DT125, importada no Brasil, que foi destinada ao mercado americano
Notem o escapamento externo, como nas AT125


Negrini 50cc


Triumph Boneville 650cc

Depois de ficar por um bom tempo observando essa coleção, bem organizada, com as respectivas fichas técnicas e comentários interessantes, fomos conhecer outro galpão, onde ficam as motos a serem restauradas...Muitas...Mais de 50, com certeza!!!


Vista interna do galpão de motos a restaurar
Notem as motos fixas no teto

Eu nunca tinha visto tantos quadros, chassis, rodas e pneus, de modelos que variavam de Norton Manx a TZ350!
Tudo isso a ser restaurado para fazer parte do já tão completo museu.


Yamaha TZ350 com quadro Nico Backer

Cada moto com sua história.
Robson guarda na memória a história dos principais modelos que possue.


Decoração super-interessante

Robson, colocou todo seu acervo à disposição do público, fazendo questão de apresentar peça a peça da sua coleção, como se fosse parte de sua família.
E de certa forma, são, pois esse trabalho só alcança êxito, quando é feito com amor e paciência.

O Museu Duas Rodas, tem tudo para se tornar ponto de parada obrigatório de quem gosta das Motocicletas Clássicas e de quem gosta de acrescentar sempre um ponto à sua cultura pessoal.

É isso aí Robson!

( Para contato diretamente com o Robson, acesse o site www.museuduasrodas.com.br )

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